Apple reforça aposta em telefonia móvel

San Francisco

Reuters, O Estado de S.Paulo

30 de abril de 2010 | 00h00

A Apple adquiriu duas pequenas companhias, uma de projeto de chips e a outra fabricante de aplicativos para celulares inteligentes, a fim de reforçar sua vantagem no cada vez mais competitivo mercado móvel. A empresa, cujo iPhone vem sendo grande sucesso desde o lançamento, em 2007, anunciou a aquisição da Intrinsity, projetista de semicondutores. O montante pago pela fabricante de chips não foi revelado, mas analistas estimam o valor em US$ 120 milhões.

Rumores sobre a aquisição surgiram semanas atrás. De acordo com reportagem no jornal New York Times, a Intrinsity se especializa em processadores rápidos para aparelhos móveis. Nos últimos anos, a Apple tem demonstrado interesse em prudutos com baixo consumo de energia. A empresa comprou a fabricante de chips PA Semi, em 2008, e projetou internamente o chip A4, que aciona o tablet iPad.

A Apple também adquiriu a Siri, cujos aplicativos para celulares inteligentes ajudam os usuários a realizar tarefas e a encontrar empresas, onde quer que estejam. A transação foi confirmada por um representante da Siri, mas os termos não foram revelados. A notícia surgiu inicialmente no site Business Insider. A Siri surgiu de um projeto de pesquisa sobre inteligência artificial bancado pela Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa norte-americana.

As aquisições surgiram antes do lançamento, aguardado para a metade do ano, de uma nova versão do iPhone.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.