Reuters
Reuters

Apple Watch trará nova ‘avalanche’ de aplicativos

Expectativa de analistas é que desenvolvimento de funções se concentrará nas áreas de saúde e de mensagens instantâneas

Reuters

25 Abril 2015 | 21h00

Os desenvolvedores de software que testaram o Apple Watch pela primeira vez na sexta-feira previram uma profusão de novos apps nos próximos meses, particularmente nas áreas de saúde e mensagens. Os desenvolvedores, que até agora só haviam usado simuladores de software do relógio, descobriram novas possibilidades.

Ross Cohen, diretor de operações do BeenVerified.com, que produz um app detector de IDs telefônicos, disse que só percebeu na sexta-feira que o relógio liga e desliga automaticamente quando o usuário levanta ou abaixa o pulso.

O simulador não tinha um microfone, o que deixou alguns desenvolvedores tentando imaginar a qualidade do áudio. Ter o relógio na mão acelerará o desenvolvimento, disse Danielle Keita-Taguchi, analista de marketing da Y Media Labs, que projetou apps para empresas como American Express e eBay.

A empresa de rastreamento App Annie contou um total de 3.061 apps disponíveis para o Apple Watch na sexta-feira. Cerca de 10% eram jogos. Os apps de produtividade eram 8% e estilo de vida e saúde registraram 7% cada. O serviço de agenciamento de caronas Uber já tinha um app para o relógio, assim como a rede ESPN, o serviço de microblogs Twitter, a rede de fotos Instagram, o identificador de músicas Shazam e o app de email Outlook, da Microsoft. As ausências notáveis são Facebook, Snapchat e Google.

Um porta-voz do Google disse que “somente o tempo dirá” se a empresa fará algum app para o aparelho da Apple. Na semana passada, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, disse a analistas que vai observar atentamente o relógio.

Por enquanto, os desenvolvedores veem como principal benefício do aparelho o fato de o cliente não precisar tirar o telefone do bolso toda hora. “Já trago meu telefone comigo, por que preciso também do relógio?” questionou Matt McIlwain, diretor gerente do Madrona Venture Group, que respalda várias companhias de software. “Qual é o benefício extra de tê-lo em meu pulso?”

Mais conteúdo sobre:
Apple Watch

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.