finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

ArcelorMittal foca investimentos no Brasil e Canadá

A ArcelorMittal, maior produtora mundial de aço, está focando seus investimentos no Canadá, Brasil e Libéria, enquanto a Índia, onde tem havido pouca tração nos três projetos de grande escala voltados para aço, não aparece como destino de investimentos elevados.

NALU FERNANDES, Agencia Estado

29 de abril de 2012 | 12h56

"Nossos investimentos estão focados, atualmente, na expansão de nossas minas existentes de minério de ferro e alguma expansão de capacidade em aço no Canadá, Brasil e Libéria", disse o presidente Lakshmi Mittal, neste domingo.

"Consumimos e compramos muito minério de ferro, então estou buscando áreas onde nós podemos expandir nossas operações de mineração a custos baixos e de uma forma que agregue valor ao nosso negócio. Então, temos investimentos importantes no Canadá e continuamos investindo no Brasil e na Libéria", acrescentou.

Ele disse que a Índia, embora permaneça uma prioridade elevada para a empresa como um importante país emergente, está abaixo na lista de países nos quais está investindo atualmente.

"Capital é escasso e na Índia, para quatro de nossos projetos (existentes), os processos (regulatórios) ainda estão tramitando", Mittal acrescentou. "Sinto-me mal e um pouco preocupado", disse ele sobre três dos projetos na Índia. "Mas não há forma para que eu ignore a Índia e não estou desistindo dos projetos". Ele argumenta que a "taxa anual de crescimento de 7%-7,5% (da Índia) é alta e é motivo de inveja para o resto do mundo".

O executivo disse que a ArcelorMittal não está excessivamente preocupada sobre a desaceleração em escala global da demanda por aço. "Aço é um setor cíclico. Mas, mesmo agora, o consumo aparente de aço global está se mantendo a uma taxa anual de crescimento de 4%". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
siderurgiaArcelorMittal

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.