carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Argentina reabre oferta para troca de dívida vencida

País espera atrair outros investidores detentores de bônus em situação de default para a troca por novos papéis

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

22 de dezembro de 2010 | 15h12

O governo argentino anunciou nesta quarta-feira, 22, a reabertura do período para troca de dívida vencida, encerrada em junho, na expectativa de atrair outros investidores detentores de bônus em situação de default para a troca por novos papéis. O período de troca ficará aberto até o final deste ano.

Em resolução publicada no diário oficial argentino, o governo disse que alguns dos detentores desses bônus que não participaram da oferta de troca encerrada em 22 de junho mostraram interesse em fazê-lo nos termos e condições aos apresentados no início do ano.

A Argentina decidiu reabrir a oferta de troca para "dar continuidade à normalização de suas relações com os credores e para ajustar o serviço da dívida pública à capacidade de pagamento do governo", diz a resolução.

Aos investidores serão oferecidos bônus Discount 2033 em dólares e em pesos, e notas garantidas pelo PIB emitidos segundo a legislação local e a norte-americana, assim como Globals 2017 denominados em dólares.

Os bônus da Argentina subiram no mercado secundário após o swap de junho. Nas ofertas feitas em 2005 e em junho, os investidores trocaram cerca de 92% de aproximadamente US$ 100 bilhões em bônus que a Argentina deixou de pagar em 2001.

Entretanto, cerca de US$ 4,5 bilhões em bônus vencidos estão provavelmente nas mãos de fundos que continuam a brigar na justiça com a Argentina. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.