Covid-19

Bill Gates tem um plano para levar a cura do coronavírus ao mundo todo

Arrecadação de impostos cai 26,99% entre janeiro e fevereiro

Queda de 17,23% na produção industrial de janeiro na comparação com 2008 é o principal fator para a queda

Isabel Sobra e Renata Veríssimo, Agência Estado

19 de março de 2009 | 10h39

A arrecadação da Receita Federal em fevereiro somou R$ 45,106 bilhões, uma queda de 26,99% na comparação com janeiro. Em relação ao mesmo mês de 2008 os impostos pagos ao governo caíram 11,53%.

 

 

Veja também:

especialDe olho nos sintomas da crise econômica 

especialDicionário da crise 

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise 

 

Fevereiro foi o quarto mês consecutivo que a Receita Federal registrou quena na arrecadação federal na comparação com o mesmo período do ano anterior. O desempenho ruim da arrecadação na comparação com o mesmo período do ano passado

 

De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira, 19, pela Receita Federal, entre os principais fatores que contribuíram para esse resultado estão a queda de 17,23% na produção industrial de janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado. Produzindo menos, a indústria tem vendas menores e paga menos tributos.

 

A Receita destacou ainda alteração da tabela de incidência do IPI sobre automóveis, que está vigorando até março deste ano, como uma das medida de esforço contra a crise, anunciadas no final do ano passado. Ainda de acordo com a Receita, o resultado foi afetado também pela redução da tabela de recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Física, em vigor desde o início deste ano.

 

 Em relação ao IPI de automóveis, a Receita informa que houve uma queda real de 92,5%, em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2008. Em relação ao Imposto de Renda Pessoa Física, a Receita informa que houve uma queda de 30,6% na comparação com fevereiro de 2008 e que a queda desse tributo concentra-se nos itens referentes a ganhos de capital e ganhos líquidos em bolsa.

Tudo o que sabemos sobre:
Arrecadação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.