Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Tenha acesso ilimitado
por R$0,30/dia!
(no plano anual de R$ 99,90)
R$ 0,30/DIA ASSINAR
No plano anual de R$ 99,90

As cidades em que as empresas buscam inspiração

Curitiba ficou famosa nos anos 90 por ser recorrentemente escolhida pelas empresas como uma cidade para testar seus lançamentos, antes de iniciar as vendas no País inteiro. Hoje, a capital paranaense ainda é bastante requisitada, mas divide o espaço com cidades do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto e Campinas, e com outras capitais, como Recife, Fortaleza e Porto Alegre, segundo as empresas e os pesquisadores.

O Estado de S.Paulo

30 de junho de 2013 | 02h11

As empresas testam o produto em um determinado mercado para minimizar o risco de fazer um lançamento fracassado no País todo. Se algo der errado, podem corrigir o problema.

A escolha do local do teste leva em conta a possibilidade de controlar a distribuição e, portanto, a participação elevada de grandes redes no varejo é um facilitador. A existência de veículos de comunicação regionais fortes também pesa a favor. / M.G.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.