Assistente de voz, por enquanto, só em inglês

Apesar dos altos preços que estão sendo cobrados pelo aparelho, o iPhone 4S tem o mesmo design do modelo anterior. A diferença está no processador, mais rápido, e na câmera de 8 megapixels, que foi melhorada e grava vídeos em alta definição (1080p), tem reconhecimento de rostos e um mecanismo de estabilização de imagem.

O Estado de S.Paulo

16 de dezembro de 2011 | 03h03

A principal novidade, a ferramenta de assistência de voz Siri, não funciona em português, embora a empresa tenha planos - ainda sem data - de adaptá-la ao idioma. Mesmo em inglês, ela não permite fazer buscas por lugares, endereços ou traçar rotas no mapa, como nos Estados Unidos. Um representante da empresa não quis explicar a razão.

As outras funcionalidades da Siri funcionam normalmente, desde que o usuário habilite a ferramenta - que vem desligada como padrão. É possível marcar compromissos na agenda, criar lembretes, programar o alarme, fazer ligações e enviar mensagens de texto, além de pesquisar na internet.

O aplicativo Cards, um serviço da Apple para criar cartões postais no telefone e enviá-los por correio, também não funciona no Brasil. Ele foi anunciado no lançamento do 4S.

Um outro aplicativo é o Find my Friends, que permite encontrará amigos com GPS ativado. A localização pode ser compartilhada por tempo limitado. Outras novidades mais relevantes do novo aparelho - um serviço de mensagens pela internet chamado de iMessage, o serviço de armazenamento online iCloud, a tela de notificações copiada do Android, a integração do Twitter ao sistema - não são vantagens do 4S propriamente. Os recursos são algumas das mudanças do iOS 5, a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, que pode ser instalada em modelos anteriores do iPhone. / F.S.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.