PUBLICIDADE

Publicidade

Atenção com os planos de saúde odontológicos

Empresas de planos de saúde odontológicos estão fechando as portas sem dar satisfação aos conveniados, segundo o Procon-SP. Veja algumas dicas para contratação de um convênio odontológico.

Por Agencia Estado
Atualização:

Os planos de saúde odontológicos surgiram no mercado como uma opção mais econômica na hora de realizar uma consulta ou tratamento dentário. Porém, de acordo com a Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor ligado ao governo estadual, os convênios odontológicos não estão oferecendo uma qualidade de serviço adequada e vêm frustando e prejudicando os consumidores. A técnica em saúde do Procon-SP, Hilma Araújo dos Santos, destaca que o número de queixas dos consumidores contra empresas do setor vêm crescendo nos últimos meses. A principal queixa é com relação a empresas que fecham as portas sem dar nenhuma satisfação aos seus associados. "As empresas somem do mercado sem pagar os dentistas que, por sua vez, não realizam o tratamento no paciente", explica Hilma. Outros problemas enfrentados pelos consumidores são a falta de registro das empresas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a cobrança de multas indevidas em caso de cancelamento de contrato. "A cobrança de multas de alto valor é estipulada para evitar que o consumidor cancele o contrato antes do tempo previsto. As empresas querem evitar que o consumidor utilizem o plano só para um tratamento, mas fazem isso de forma abusiva", explica a técnica de saúde do Procon-SP. Empresas sem registro Para evitar dores de cabeça com os planos odontológicos, o consumidor deve verificar junto à ANS se a empresa possui registro de funcionamento. De acordo com a diretora de fiscalização da ANS, Maria Stella Gregori, os consumidores estão denunciando uma série de empresas irregulares no mercado. "Antes de contratar é preciso verificar junto à ANS se empresa está no mercado legalmente", avisa. O consumidor pode ligar para o Disque ANS 0800-7019656, de segunda à sexta das 8 ás 17 horas. A técnica de saúde do Procon-SP recomenda o consumidor também verificar a rede credenciada do seu plano e ligar para alguns dentistas cadastrados para verificar se o plano atende corretamente. As clausulas do contrato do plano odontológico devem ser claras e precisas. "Se o consumidor estiver em dúvida sobre qual empresa contratar, pode ligar para o Procon para esclarecer suas questões", avisa Hilma Araújo. O telefone do Procon-SP é 1512. Veja nos links abaixo as principais queixas dos consumidores com relação aos planos de saúde e as medidas que a ANS vai tomar para intensificar a fiscalização do setor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.