Publicidade

Atividade econômica nos EUA se expandiu gradualmente, diz Fed

Expansão, de acordo com livro bege se deu em ritmo modesto e moderado em mais da metade dos 12 distritos do BC  

Por Patrícia Braga e da Agência Estado
Atualização:

WASHINGTON - A economia dos EUA expandiu gradualmente em julho e no começo de agosto, e o mercado de trabalho cresceu apenas ligeiramente, informou hoje o Federal Reserve.

PUBLICIDADE

A economia se expandiu em um ritmo modesto e moderado em mais da metade dos 12 distritos do BC, mas alguns registraram crescimento mais lento e mais desigual, afirmou o Fed em seu livro bege divulgado hoje e que foi baseado em coletas feitas em contados com empresários e economistas em todo o país.

Grande parte dos distritos indicaram que o emprego tem se "mantido estável ou crescendo apenas ligeiramente", segundo informou o relatório, com algumas empresas se preparando para novas demissões.

O Federal Reserve de Boston preparou o relatório sobre a economia dos EUA com bases em informações coletadas antes ou depois de 20 de agosto. O livro bege será usado nas discussões na reunião de polícia monetária do Fed, nos dias 12 e 13 de setembro.

O relatório de hoje mostrou um cenário confuso para a economia dos EUA quando as autoridades do Fed apontaram níveis incomuns para a incerteza relacionada com o progresso da recuperação.

O livro Bege salientou melhoras amplas no mercado imobiliário, tanto no residencial quanto no comercial. Turismo e uma elevação nos gastos no varejo chamaram a atenção nos distritos, assim como a melhora nas condições de crédito.

Mas outras indústrias mostraram sinais menos encorajadores. A seca no meio-oeste prejudicou a produção de várias culturas, o que elevou os preços das commodities agrícolas. Em manufaturados, seis distritos mostram queda na demanda, embora grande parte das áreas indicaram que os "manufaturados continuaram a contratar, ainda que modestamente".

Publicidade

"Embora a Europa represente um problema considerável, vários distritos também mencionaram o enfraquecimento na demanda na Ásia como um problema", afirmou o relatório.

Na ata da última reunião de política monetária, as autoridades do Fed indicaram que podem precisar dar novos passos em breve para estimular a recuperação fraca da economia se o crescimento sustentável e convincente não registrar alta. A linguagem da ata, divulgada na semana passada, sugere que o Fed está pronto para ações futuras. As autoridades do BC dos EUA estão considerando iniciar uma nova rodada de compra de bônus, conhecida como relaxamento quantitativo, entre outras opções.

O próximo grande insight do Fed sobre o futuro da economia e medidas que podem ser tomadas devem vir na sexta-feira, quanto o presidente do BC, Ben Bernanke, discursa no simpósio econômico anual preparado pelo Federal Reserve de Kansas City, em Jackson Hole, Wyoming. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.