Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Atividade econômica subiu 0,9% em fevereiro, diz Serasa

O Indicador de Atividade Econômica de fevereiro, divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Serasa Experian, registrou aumento de 0,9% em relação a janeiro, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com fevereiro de 2014, o crescimento foi de 4,4%. A aceleração é superior à alta interanual de 2,4% observada na comparação entre janeiro de 2014 e de janeiro de 2013.

MARCELLA FERNANDES, ESPECIAL PARA A AE, Agencia Estado

17 de abril de 2014 | 15h21

No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a atividade econômica foi 3,4% superior à observada em igual período do ano passado. Para os economistas do Serasa Experian, o deslocamento do feriado de carnaval de fevereiro para março aumentou o número de dias úteis no segundo mês do ano, o que impulsionou os negócios. Por esse motivo, é esperado que tal efeito seja revertido no resultado de março.

Pelo lado da oferta agregada, o destaque foi a alta de 6% na produção industrial e de 4,3% no setor de serviços na comparação com fevereiro de 2013. Já a atividade agropecuária recuou 2%, devido às condições climáticas. Do ponto de vista da demanda agregada, puxaram o resultado o aumento de 3,8% no consumo do governo e de 9,8% das exportações. Também contribuiu o consumo das famílias, que subiu 3% em relação a fevereiro de 2013, e os investimentos, com alta de 2,8% frente ao mesmo mês do ano anterior. Por outro lado, as importações cresceram 7,3% em fevereiro de 2014, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que contribui negativamente para o crescimento da atividade econômica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.