Atividade industrial segue apontando expansão na China

A atividade industrial da China continuou a se expandir em setembro, apoiando uma recuperação na economia do país, segundo o Índice dos Gerentes de Compra HSBC China PMI, compilado pela empresa britânica de pesquisa Markit Group. Em setembro, o índice recuou ligeiramente para 55 pontos, dos 55,1 em agosto, mas ainda ficou pelo sexto mês consecutivo acima dos 50 pontos, nível que indica expansão da atividade industrial.

HÉLIO BARBOZA, Agencia Estado

30 de setembro de 2009 | 08h00

O PMI superou os 50 pontos em todos os três meses do terceiro trimestre, indicando que o crescimento econômico da China se acelerou neste período, ajudado pelo programa de estímulos do governo e pela expansão dos empréstimos do banco central. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) serão divulgados em 22 de outubro.

"A recuperação da demanda, tanto de fontes externas como domésticas, está em andamento", disse Qu Hongbin, economista do HSBC para a China, num comunicado. Apesar de terem caído no mês de setembro em relação a agosto, tanto os dados para novas encomendas como os de novos pedidos de exportação ficaram acima dos 50 pontos em setembro, sinalizando um crescimento em ritmo menor, mas continuado.

O subíndice de emprego aumentou para 53 pontos em setembro - o nível mais alto em 25 meses - de 51,8 em agosto. "A elevação do nível de emprego no setor industrial é ainda mais encorajadora porque sugere que a recuperação da China, liderada pela infraestrutura, está começando a se espalhar para o setor de bens de consumo", afirmou o economista.

Outro componente do PMI, o preço dos insumos, caiu fortemente para 57,1 em setembro, dos 66,9 em agosto, em linha com a ampla redução nos preços das matérias-primas (commodities) globais. Porém, a queda leve no PMI geral sugere que o ritmo de recuperação nos próximos meses não será tão drástico quanto nos últimos meses. O PIB chinês registrou expansão de 7,9% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2008, acima dos 6,1% do primeiro trimestre. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Chinaindústriaatividade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.