Publicidade

Atividade na indústria paulista cai em agosto, diz Fiesp

Pesquisa mostra ainda que a confiança dos empresários industriais paulistas atingiu 52,3 pontos na pesquisa Sensor de setembro, ante 50,5 na sondagem anterior, de agosto

Por Wladimir D'Andrade e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou queda 0,3% em agosto na comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal - levando em conta os efeitos temporais. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na série sem ajuste, o avanço foi de 5% na mesma base de comparação. Houve ainda recuo do indicador sobre agosto de 2011, de 7%.

PUBLICIDADE

Nos primeiros oito meses do ano, o INA registra queda de 6,6% sobre igual período do ano passado e no acumulado de 12 meses, até agosto, recuo de 5,3%.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) passou de 81,3% em julho para 81,1% em agosto na série com ajuste sazonal. Em agosto do ano passado o nível de utilização era de 82,4%. Na série sem o ajuste sazonal, o Nuci do mês passado aumentou para 83%, ante 82,4% em julho, e caiu em comparação a agosto de 2011, quando estava em 84,1%.

Confiança

A Fiesp apurou ainda que a confiança dos empresários industriais paulistas atingiu 52,3 pontos na pesquisa Sensor de setembro, ante 50,5 na sondagem anterior, de agosto. O indicador busca obter informações da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados.

Dos cinco itens que compõem o Sensor, para a Fiesp, três apresentaram aumento em relação à sondagem anterior, um apontou queda e um indicou estabilidade.

A percepção do mercado passou de 55,8 pontos em agosto para 59,3 pontos em setembro; emprego subiu de 47,4 pontos em agosto para 49,8 pontos em setembro e investimentos melhoraram de 49,3 pontos para 54,6 pontos.

Publicidade

Já o item relacionado a estoque apresentou queda de 45,3 pontos para 40,8 pontos. O item que apresentou estabilidade foi o associado a vendas, que oscilou de 55,0 para 55,8 pontos. Mesmo com essa variação, a Fiesp considera que houve estabilidade por esse critério.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.