Aumento dos planos lidera reclamações à ANS

O aumento indevido de mensalidades liderou o ranking das queixas recebidas pelo disque ANS, serviço da Agência Nacional de Saúde Suplementar que orienta e registra denúncias dos consumidores de planos de saúde. A ANS divulgou ontem o balanço dos primeiros seis meses de funcionamento do serviço. Em segundo lugar na lista de reclamações, veio a cobertura assistencial - problemas provocados pela recusa de uma empresa em oferecer um determinado tipo de serviço ou assistência médica, descredenciamento de hospitais ou mesmo suspensão de contratos. As consultas e queixas dos consumidores são recebidas por meio de telefonemas, e-mails ou cartas. Até agora, foram feitas 20.676 solicitações. A grande maioria dos interessados, no entanto, recorreu ao Disque ANS apenas para tirar dúvidas sobre seus direitos. Somente 19% quis realizar uma queixa contra as empresas. Questões individuais devem ser encaminhadas ao ProconO movimento registrado até agora foi considerado bom pela diretora de fiscalização da ANS, Maria Stella Gregori. Ela adverte, porém, que o Disque ANS não faz a intermediação entre usuários e as operadoras. "Ela atua para resolver a questão de forma coletiva", explica. "Para resolver problemas individuais, o mais recomendado é que o consumidor recorra ao Procon." Maria Stella não tem um balanço das providências adotadas a partir das denúncias feitas por consumidores, por meio do Disque ANS. Segundo ela, quando irregularidades são constatadas depois das denúncias, empresas são autuadas e podem receber multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Para a diretora, o serviço do Disque ANS traz uma série de benefícios para o setor. Ao oferecer informação gratuita, é possível ter um maior número de usuários conscientes de seus direitos, afirma.O Disque ANS funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas em todo o País. O serviço é gratuito. (tel. 0800-701-9656). No Procon, o telefone para o consumidor é 1512.Veja o ranking completoReclamaçõesAssunto%Aumento mensalidade19,0Cobertura assistencial18,5Operadora e planos de saúde15,7Contrato e regulamento12,0Rede prestadora5,8Carência4,9Doença ou lesão preexistente6,0Aposentados, demitidos e exonerados4,7Urgência e emergência1,9Reembolso1,9Internação1,3ANS1,2Mecanismo de regulação1,0Cobertura geográfica0,6SUS0,2Outra temática5,3Total100,00

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