PUBLICIDADE

Publicidade

Autoridades da UE dizem que Espanha não precisará de ajuda externa

Segundo presidente do Eurogrupo, os mercados deveriam ‘tomar nota’ dos ‘ambiciosos esforços’ feitos pela Espanha para colocar suas finanças em ordem

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

LUXEMBURGO - A Espanha não vai precisar de ajuda financeira adicional da zona do euro, afirmou Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, que reúne os ministros de Finanças da zona do euro. "A Espanha não precisará de um programa de suporte externo", disse Juncker durante entrevista à imprensa junto com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

PUBLICIDADE

Segundo Juncker, os mercados deveriam "tomar nota" dos "ambiciosos esforços" feitos pela Espanha para colocar suas finanças em ordem. "Convido os mercados a serem mais racionais. A Espanha está no caminho certo", disse Juncker, acrescentando que o país deveria ser elogiado pelo modo como tenta controlar o déficit e a dívida pública.

Viviane Reding, vice-presidente da Comissão Europeia, por sua vez, afirmou que os bancos espanhóis não precisam de financiamento de outros países da zona do euro, apesar das dificuldades que as empresas regionais espanholas enfrentam. Reding disse que não pode descartar a necessidade de futura intervenção europeia para ajudar os bancos espanhóis, mas destacou que ainda é cedo para especular sobre isso.

As declarações das duas autoridades se juntam às feitas ontem pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e na semana passada pelo ministro do Orçamento espanhol, Cristóbal Montoro. Barroso afirmou confiar que o governo da Espanha tomará as medidas necessárias para superar os desafios e Montoro rejeitou as especulações de que Madri recorrerá à ajuda internacional. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.