Balanço do Sistema do Euro atingiu máxima recorde, diz BCE

Volume do balanço aumentou 17,62 bilhões de euros; alta ocorre após demanda por crédito ilimitado de uma semana do BCE subir para nível não visto desde a oferta de empréstimos de três anos

Renan Carreira, da Agência Estado,

19 de junho de 2012 | 12h26

NOVA YORK - O Banco Central Europeu (BCE) informou nesta terça-feira, 19, que o balanço patrimonial do Sistema do Euro (que inclui o próprio BCE e os 17 bancos centrais nacionais da zona do euro) atingiu uma máxima recorde na semana encerrada na última sexta-feira, já que a demanda por empréstimos de uma semana voltou a níveis vistos pela última vez em fevereiro.

O volume do balanço patrimonial do Sistema do Euro aumentou 17,62 bilhões de euros, ou 0,58%, em relação à semana anterior, para 3,027 trilhões de euros na semana até 15 de junho. O balanço é 58% maior do que era um ano antes.

A alta ocorre após a demanda por crédito ilimitado de uma semana do BCE subir na semana passada para um nível não visto desde a oferta de empréstimos de três anos, no fim de fevereiro. O BCE alocou 131,75 bilhões de euros em fundos de sete dias na última terça-feira, uma alta em relação aos 119,37 bilhões de euros da semana anterior e o maior volume em uma operação de refinanciamento desde 22 de fevereiro.

O recorde anterior do balanço do Sistema do Euro tinha sido atingido em fevereiro, a 3,023 trilhões de euros, após a segunda oferta de empréstimos de três anos do BCE a bancos comerciais.

Em duas operações, em dezembro e fevereiro, o banco central injetou mais de 1 trilhão de euros no sistema bancário da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
BCEBalanço do Sistema do Euro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.