Wolfgang Rattay/Reuters - 30/12/2021
Wolfgang Rattay/Reuters - 30/12/2021

Banco Central Europeu mantém política monetária apesar de inflação recorde

Em uma pequena mudança de postura, o BCE removeu uma cláusula que estipulava que seu próximo movimento de política monetária poderia ser em 'qualquer direção'

Reuters

03 de fevereiro de 2022 | 10h48

FRANKFURT - O Banco Central Europeu deixou a política monetária inalterada conforme esperado nesta quinta-feira, dia 3, permanecendo no caminho de fornecer estímulos abundantes neste ano mesmo com a inflação em patamar recorde, ultrapassando tanto a meta de 2% quanto as projeções da instituição. 

Tendo ampliado as medidas de apoio em dezembro, a alteração de política monetária nunca foi vista como opção, mas a inflação persistentemente alta --5,1% no mês passado-- deve pressionar as autoridades nos próximos meses para limitar o estímulo.

Em uma pequena mudança de postura, o BCE removeu uma cláusula que estipulava que seu próximo movimento de política monetária poderia ser em "qualquer direção".

"O Conselho do BCE está pronto para ajustar todos os seus instrumentos, conforme apropriado, para garantir que a inflação se estabilize em sua meta de 2% no médio prazo", disse o BCE, mantendo que as taxas ainda podem ser cortadas, caso necessário. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.