
07 de abril de 2016 | 13h44
SÃO PAULO - O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco afirmou há pouco, durante evento promovido pelo Itaú BBA, que a autoridade monetária sozinha não vai conseguir resolver o problema da inflação e, nesse contexto, é melhor o BC "não fazer muita marola". "A política monetária perdeu a eficácia e não dá para o BC ser herói se o resto do time está jogando contra", comentou.
Falando sobre a recente melhora nas projeções de inflação para este ano na pesquisa Focus, Franco foi bastante cético. "Se a inflação começou a ceder nas últimas semanas, não é porque as pessoas estão percebendo uma situação melhor, é porque nós temos a pior recessão da história. Esse tipo de queda da inflação não é confiável, porque se no futuro a economia se recupera, a inflação volta", afirmou.
Em painel realizado logo após a fala do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o ex-presidente do BC criticou fortemente o governo, que na sua opinião é o maior responsável pela atual crise. "Parece uma tentativa de ganhar o prêmio Nobel de economia fazendo tudo errado, com desarrumação fiscal, uma política de compadres nas estatais", afirmou.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.