Florence Lo/Reuters
Florence Lo/Reuters

coluna

Louise Barsi explica como viver de dividendos seguindo o Jeito Barsi de investir

Banco Mundial pede ao G20 congelamento de pagamento de dívidas dos países mais pobres até 2021

Pedido foi feito pelo presidente da instituição, David Malpass, que também sugere negociações para reduzir o endividamento de alguns países

Reuters, WASHINGTON

18 de julho de 2020 | 16h55

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, pediu neste sábado, 18, ao Grupo das 20 principais economias globais (G20) que estenda o congelamento dos pagamentos oficiais de dívidas dos países mais pobres até o final de 2021, dizendo que negociações devem ser iniciadas para reduzir o endividamento de alguns países.

Malpass afirmou, durante reunião virtual, que alguns dos principais credores oficiais não estavam participando totalmente da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI, na sigla em inglês) e que os credores privados deveriam deixar de cobrar pagamentos dos países mais pobres.

"Mesmo com essas medidas imediatas, muitos países mais pobres não poderão tornar sustentáveis a médio prazo o ônus da dívida resultante", disse Malpass.

"Peço ao G20 que abra as portas para consultas sobre o próprio endividamento excessivo e sobre maneiras eficazes de reduzir o valor presente líquido da dívida bilateral e comercial oficial nos países mais pobres", acrescentou o presidente do Banco Mundial.

 

Tudo o que sabemos sobre:
G-20Banco Mundial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.