seu bolso

E-Investidor: O passo a passo para montar uma reserva de emergência

Banco Mundial: PIB da Rússia pode encolher em 2014

A economia da Rússia pode ter uma contração em 2014 caso o conflito com a Ucrânia piore, uma situação que pode levar Moscou a optar por uma gestão de crise em vez de reformas necessárias, de acordo com o Banco Mundial.

AE, Agencia Estado

26 de março de 2014 | 14h10

Caso haja escalada da disputa, é possível que uma incerteza aumente em torno de sanções que países do Ocidente e a Rússia podem aplicar entre si, resultando em uma piora do sentimento do consumidor e das empresas. Para o Banco Mundial, nesse caso, o Produto Interno Bruto da Rússia pode ter uma queda de 1,8% em 2014.

O Banco Mundial tornou-se assim a primeira grande instituição internacional a dizer que a economia russa pode cair em 2014 por causa da crise da Ucrânia e da anexação da Crimeia.

Em dezembro, a instituição previu que a economia da Rússia iria crescer, ainda que moderadamente em 2,2%. Mas agora tem uma visão muito mais escura por causa da crise da Crimeia.

"Nós assumimos os riscos políticos serão destaque no curto prazo", disse o banco.

No entanto, mesmo que o impacto da crise da Crimeia se revele limitado e de curta duração, o crescimento da Rússia ainda seria anêmico de 1,1% em 2014 e 1,3% em 2015 em meio a uma falta de reformas estruturais e deterioração do investimento e da confiança do consumidor.

Nenhum dos cenários assume quaisquer sanções comerciais contra a Rússia vindas de países do Ocidente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Rússiaeconomiapibcrimeia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.