seu bolso

E-Investidor: O passo a passo para montar uma reserva de emergência

Banco Mundial prevê alta do PIB chinês de 8,3% neste ano

A economia mundial deve crescer 2,4% em 2013 e 3% no ano que vem

O Estado de S.Paulo

16 de abril de 2013 | 02h08

O crescimento da China vai acelerar este ano, destaca um relatório do Banco Mundial sobre a Ásia divulgado ontem. A previsão é que a economia chinesa cresça 8,3% em 2013, acima dos 7,8% do ano passado, e mais 8% em 2014. Já a economia mundial deve crescer 2,4% em 2013 e 3% no ano que vem, na medida em que melhore a situação nos países desenvolvidos.

Os países emergentes devem seguir puxando o crescimento mundial em 2013, com expansão prevista de 5,4% este ano. Já para os países de alta renda, a expectativa é de avanço de apenas 1,3%. O relatório aponta que a zona do euro e a situação fiscal dos Estados Unidos são dois riscos potenciais para o crescimento mundial.

A previsão para a expansão mundial e da China não teve muitas mudanças em relação às projeções do Banco Mundial em dezembro de 2012, quando se esperava crescimento de 2,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) global, destaca o relatório. No caso da China, previa-se naquele mês expansão de 8,4% para 2013.

O anúncio do relatório do Banco Mundial antecede a reunião de primavera da instituição, Nesta semana em Washington, junto com o encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde serão anunciadas novas previsões para a economia mundial. / ALTAMIRO SILVA JÚNIOR

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.