Bancos do País são sólidas e têm boa liquidez, diz Awazu

O diretor de regulação do sistema financeiro do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, afirmou nesta sexta-feira que as instituições bancárias no Brasil estão com condições muito favoráveis, pois são sólidas e apresentam bons parâmetros de liquidez. "Nossas instituições encontram-se bem capitalizadas, permitindo que absorvamos choques extremos de atividade ou de falência de conglomerados econômicos, mantendo a conformidade aos padrões internacionais de capital e liquidez", destacou. Ele participa do 22º Congresso da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), em São Paulo.

RICARDO LEOPOLDO, Agencia Estado

31 de agosto de 2012 | 15h22

De acordo com o diretor do BC, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial avaliaram que a supervisão do sistema financeiro no Brasil, sobretudo a relacionada aos conglomerados bancários, foi classificada como "forte e sofisticada, tendo recebido a avaliação mais elevada entre os países do G-20 no que se refere à adequação" às práticas internacionais.

"Como exemplo, destaca-se o amplo poder conferido ao BC pela regulamentação em vigor para fazer alertas preventivos em caso de descumprimento de normas e exigir a correção imediata de problemas identificados pela supervisão, limitando-se o risco da deterioração da saúde financeira de uma instituição", ponderou.

Tudo o que sabemos sobre:
bancosinvestimentoAwazu

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.