Bancos não abrem em São Paulo na abertura da Copa do Mundo

No restante do País, as agências podem adotar horário reduzido, das 8h30 às 12h30

Ayr Aliski, Agência Estado

11 de junho de 2014 | 18h37

Os bancos poderão adotar na quinta-feira, 12, horário diferenciado de atendimento ao público nas agências, devido à abertura da Copa do Mundo, com jogo entre Brasil e Croácia, às 17 horas, em São Paulo. E, de acordo com Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o horário alternativo de atendimento será das 8h30 às 12h30, exceto na capital paulista, onde as agências estarão fechadas, pois foi estabelecido feriado local.

A mudança de horário de atendimento bancário durante a Copa, nos dias de jogos da seleção brasileira, foi permitida pelo Banco Central, com a circular 3.703. Com base nessa regra do BC, a Febraban destaca que durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol, caso não seja considerado feriado local, os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. Ou seja, esse será o horário de funcionamento das agências em quase todas as cidades brasileiras nesta quinta-feira (12) e em outros dias de jogos da Seleção Brasileira.

Na capital paulista, porém, as agências bancárias estarão fechadas, pois foi estabelecido que amanhã será feriado local. O feriado em São Paulo foi determinado pela Lei municipal 15.996/2014, assinada no final de maio pelo prefeito Fernando Haddad.

A possibilidade de alteração do horário de atendimento das agências durante a Copa foi estabelecida pelo Banco Central, com a Circular 3.703, publicada em abril. A regra estabelece que nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, será obrigatório o atendimento mínimo de quatro horas, sendo dispensado o cumprimento da regra em vigor, que prevê cinco horas de atendimento obrigatório e ininterrupto. 

No entanto, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central deverão, com antecedência mínima de dois dias úteis, afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos. A regra vale para os bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e caixas econômicas. A Febraban destaca que nos demais jogos, com seleções de outros países, caso não haja decreto de feriado local, o funcionamento das agências bancárias será normal.

A federação do bancos lembra que nos dias de fechamento das agências, a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos dos banco no celular e operações bancárias por telefone. "Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor. Mesmo durante feriados, os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionam normalmente", diz o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, em nota. A cartilha da Febraban sobre canais alternativos está disponível para consulta na internet.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.