
11 de novembro de 2013 | 12h28
De acordo com fontes, o JPMorgan Chase e o Credit Suisse estão discutindo internamente se desativam ferramentas de bate-papo que ligam eletronicamente operadores de vários bancos e são usadas por milhares de funcionários globalmente.
Royal Bank of Scotland Group (RBS), Barclays, UBS e Citigroup, entre outros, também estão revisando o uso dessas ferramentas e padrões para controle e monitoração de todas as comunicações eletrônicas, segundo funcionários desses bancos e de empresas que fazem negócios com eles.
As salas de bate-papo se tornaram integradas ao modo como os operadores se comunicam uns com os outros e com os clientes. Mesas de operação em todo o mundo que compram e vendem moedas, commodities, ações e ativos de renda fixa dependem, pelo menos em parte, das salas de bate-papo, que ligam diversos bancos e seus clientes principalmente por terminais da agência Bloomberg.
No entanto, uma série de investigações de órgãos reguladores sobre possível manipulação de taxas de juros e outros mercados concentrou um dos focos nas ferramentas de bate-papo. O potencial para multas pesadas e danos à reputação fez com que alguns bancos considerassem uma reformulação no modo como os operadores realizam suas atividades.
A Bloomberg não fez comentários imediatos. A Dow Jones & Co., que publica o Wall Street Journal, concorre com a Bloomberg na venda de notícias e informações financeiras. Fonte: Dow Jones Newswires.
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