PUBLICIDADE

Publicidade

Bancos veem temor exagerado sobre desaceleração global

'Reduzimos nossas previsões de crescimento modestamente, mas continuamos a ver um sólido quadro global para 2019', afirma o Instituto Internacional de Finanças

Foto do author Altamiro Silva Junior
Por Altamiro Silva Junior (Broadcast)
Atualização:

O Instituto Internacional de Finanças (IIF), formado pelos 500 maiores bancos do mundo, com sede emWashington, reduziu a previsão para o crescimento mundial, mas vê exagero nos temores dos investidores sobre a desaceleração da atividade no planeta.

O Produto Interno Bruto (PIB) mundial deve fechar 2018 com expansão de 3,5% e avançar 3,4% em 2019, ante 3,7% e 3,6% esperados anteriormente. O corte foi influenciado por uma atividade mais fraca que o esperado no Japão e na zona do euro, enquanto os emergentes estão avançando em linha com o previsto.

PIBmundial deve fechar 2018 com expansão de 3,5%, segundo o IIF. Foto: Public Domain

PUBLICIDADE

"Nós reduzimos nossas previsões de crescimento modestamente, mas continuamos a ver um sólido quadro global para 2019", afirma relatório divulgado hoje. Para os Estados Unidos, a previsão foi mantida em crescimento de 2,9% em 2018 e 2,5% este ano, em meio a ainda elevados indicadores de confiança dos agentes sobre os rumos da maior economia do mundo.

O IIF ressalta que o temor de uma desaceleração da atividade econômica mundial tem estressado os mercados, mas no geral o quadro que se desenha em 2019 para o PIB do planeta é "sólido". Os EUA têm dado alguns sinais de desaceleração, mas este movimento é normal considerando o ciclo de negócios. No caso da economia mundial, o relatório destaca que há sinais iniciais de que a queda registrada no índice de confiança do setor industrial, um bom indicador antecedente sobre os rumos do PIB mundial, pode estar se estabilizando.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.