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Banda larga tem aumento de 45,9% no País

Por Renato Cruz
Atualização:

Os serviços de telefonia celular de terceira geração (3G) incentivaram o crescimento da banda larga brasileira. No ano passado, o número de acessos de internet rápida aumentou 45,9%, chegando a 11,817 milhões. As conexões móveis ficaram com 16,8% do total. No fim de 2007, eram apenas 7,4%. "Muita gente usa o acesso móvel no desktop (computador de mesa), porque onde mora não existe outra opção de tecnologia", disse Mauro Peres, diretor-geral da consultoria IDC Brasil, responsável pelo estudo. Feito sob encomenda para a Cisco, fabricante de equipamentos de comunicação, o estudo apontou que existiam 5,16 conexões de banda larga por 100 habitantes, comparados a 4,6 no primeiro semestre de 2008. O número está abaixo do de países como Chile (8,5), Argentina (7,8) e Uruguai (5,2). "Ainda existe um grande espaço para avançar", disse Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil. O avanço da internet rápida apresentou uma desaceleração no quarto trimestre de 2008, como reflexo da queda nas vendas de computadores. "Em janeiro e fevereiro, o mercado já deu sinais de melhora, incentivado por promoções mais agressivas por parte das operadoras", apontou Peres. O número de acessos móveis inclui somente modems para navegar nos computadores, sem levar em conta os celulares inteligentes. Para este ano, a previsão é de que o mercado cresça entre 20% e 30%, afetado principalmente por uma queda prevista de cerca de 20% na venda de computadores. Segundo Peres, a chegada da banda larga móvel em cidades onde não existe outra opção tecnológica deve ser um fator de crescimento. Segundo um outro estudo, divulgado pela E-Bit, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro aumentou 30% em 2008, chegando a R$ 8,2 bilhões. Para este ano, a expectativa de crescimento está entre 20% e 25%, fazendo com que a receita do varejo virtual ultrapasse pela primeira vez os R$ 10 bilhões. Mais de 13 milhões de brasileiros já compraram pela internet. A pesquisa mostrou que 73% dos consumidores online estão preocupados com a situação econômica. Mesmo assim, 48% deles compraram pela internet no último Natal o equivalente ou mais do que em 2007.

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