Bankia dobra lucro do 2o tri com alta na carteira de crédito

O espanhol Bankia divulgou nesta segunda-feira que o lucro líquido do segundo trimestre quase dobrou na comparação anual, com a receita gerada por empréstimos avançando mais que o esperado e inadimplência mostrando recuo.

REUTERS

28 de julho de 2014 | 09h24

O Bankia, que é cerca de 60 por cento detido pelo governo espanhol, informou que o lucro líquido saltou 94 por cento de abril a junho, para 245 milhões de euros (329 milhões de dólares).

A recuperação sustentada está começando a criar raízes nos bancos do país, conforme a economia espanhola retorna para o crescimento e a taxa de inadimplência começa a diminuir. O Bankia, outrora símbolo dos problemas do setor financeiro da Espanha, tornou-se um exemplo da reviravolta desde que voltou para o lucro.

A inadimplência no Bankia, embora ainda um pouco acima da média do setor, caiu para 14,03 por cento no final de junho, ante 14,31 por cento no trimestre anterior, refletindo as melhores tendências no setor.

"O banco conseguiu reduzir inadimplência ??em uma margem significativa, o que nos permite prever futuras quedas no nível de provisionamento", disse o presidente-executivo do Bankia, José Sevilla, em um comunicado.

As provisões do banco para calotes caíram 3,2 por cento no primeiro semestre sobre igual período do ano passado, embora o Bankia tenha dito que seu índice de cobertura, ou o nível de recursos que tem para cobrir empréstimos problemáticos, foi maior do que nos primeiros seis meses do ano anterior, em 58,9 por cento.

Tudo o que sabemos sobre:
BANCOSBANKIARESULTS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.