seu bolso

E-Investidor: O passo a passo para montar uma reserva de emergência

Bankia tem prejuízo de 4,45 bilhões de euros no primeiro semestre

No primeiro semestre do ano passado, o banco tinha registrado lucro de 205 milhões de euros 

Clarissa Mangueira e Álvaro Campos, da Agência Estado,

31 de agosto de 2012 | 14h22

MADRI - O banco espanhol Bankia informou hoje que registrou prejuízo líquido de 4,45 bilhões de euros no primeiro semestre deste ano, após contabilizar 6,57 bilhões de euros em perdas com empréstimos nesse período. No primeiro semestre do ano passado, o banco tinha registrado lucro de 205 milhões de euros.

Quarto maior banco do país em termos de ativos, o Bankia registrou uma queda de 12,3 bilhões de euros nos depósitos de clientes no primeiro semestre, para 106,88 bilhões de euros. O presidente do banco, José Ignacio Goirigolzarri, disse que os resultados do primeiro semestre "precisam ser enquadrados dentro do plano de saneamento" aprovado pelo governo da Espanha no mês de maio, com uma injeção de 19 bilhões de euros.

"Esses resultados estão de acordo com as previsões que nós tínhamos e com as previsões que dividimos com o mercado", afirmou Goirigolzarri, acrescentando que está trabalhando com as autoridades espanholas e europeias para aprovar o plano de reestruturação do Bankia em outubro.

Frob

O fundo de resgate da Espanha (Frob) planeja injetar entre 4 bilhões de euros e 5 bilhões de euros no Bankia, afirmou uma fonte com conhecimento do assunto. A quantia final está sob discussão, no entanto, disse a fonte, acrescentando que uma decisão final ainda não foi tomada.

O Frob disse em um comunicado separado que injetará capital no banco imediatamente como uma antecipação da ajuda que a instituição de crédito receberá da União Europeia, possivelmente em novembro. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Bankiaprejuízo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.