coluna

Dan Kawa: Separar o ruído do sinal é a única forma de investir corretamente daqui para a frente

Barclays tem queda no lucro ofuscada por banco de investimento

A divisão de banco de investimento do britânico Barclays superou as expectativas do mercado no primeiro trimestre, numa performance que ofuscou a queda no lucro do grupo e ajudava a impulsionar as ações da instituição nesta quarta-feira.

Reuters

24 de abril de 2013 | 07h55

O lucro geral do terceiro maior banco da Grã-Bretanha caiu cerca de 25 por cento sobre um ano antes diante de custos de reestruturação depois que a instituição foi atingida por uma série de escândalos envolvendo manipulação de taxa de juros e irregularidades na venda de produtos e no conselho de administração.

Apesar do tombo no resultado final do grupo, os investidores preferiam se focar na divisão de banco de investimento da instituição, em que o lucro cresceu 11 por cento, superando a performance dos rivais Morgan Stanley e Goldman Sachs, e foi responsável pela maior parte do resultado positivo do Barclays.

"A história de sucesso é, como sempre, o Barclays Capital. É um número notável (...) o Barcap agora é responsável por 62 por cento do lucro do grupo e o resultado veio 10 por cento acima do consenso do mercado", disse Ian Gordon, analista na Investec.

O banco de investimento do Barclays teve lucro de 1,3 bilhão de libras no primeiro trimestre ao manter receitas estáveis e cortar custos.

O Barclays informou que seu nível de capital principal foi de 11 por cento ao final de março, mas teria sido de 8,4 por cento se as novas regras de Basileia III estivessem totalmente implementadas.

O banco gastou mais de meio bilhão de libras no primeiro trimestre no projeto de reestruturação do presidente-executivo Antony Jerkins. Com isso, o lucro ajustado antes de impostos somou 1,79 bilhão de libras, abaixo do 1,85 bilhão esperado pelo mercado.

(Por Steve Slater)

Tudo o que sabemos sobre:
BANCOSBARCLAYSRESULTS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.