Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Barral ainda espera decisão final da OMC sobre suco de laranja

Relatório preliminar da organização deu vitória ao País contra o antidumping americano

Eduardo Rodrigues, da Agência Estado,

21 de dezembro de 2010 | 12h05

Apesar de afirmar estar satisfeito com o relatório preliminar da Organização Mundial do Comércio (OMC) que deu vitória ao Brasil contra os Estados Unidos no caso do antidumping americano a exportações brasileiras de suco de laranja, o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral, afirmou nesta terça-feira, 21, que ainda espera a decisão final do Órgão de Apelações da OMC.

"O Brasil é o país que mais reclama na OMC e o resultado é um avanço importante no sentido de garantir as regras do jogo. O Brasil é um ator cada vez mais importante no comércio internacional e nos interessa que as regras sejam cumpridas tanto por países pequenos quanto pelos Estados Unidos", disse Barral.

Segundo o secretário, o Brasil tem uma eficiência muito grande na fabricação de suco de laranja e a decisão favorável ao País é importante para garantir melhor acesso do produto brasileiro no mercado americano. "É uma disputa mais equitativa no sentido de eliminar uma barreira desleal às exportações brasileiras", concluiu Barral.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.