Barroso, da UE, encontrará premiê grego em Atenas

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, vai se encontrar com o primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, na quinta-feira em Atenas, para discutir o progresso do país sob o plano de resgate, afirmaram autoridades nesta terça-feira.

Reuters

24 de julho de 2012 | 10h27

A viagem de Barroso irá coincidir com uma visita de inspetores da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para avaliar se Atenas merece receber mais pagamentos sob o programa de resgate de 130 bilhões de euros, em meio às crescentes especulações de que o país poderá ser forçado a deixar a zona do euro.

O porta-voz da Comissão Europeia Alejandro Ulzurrun disse que a última vez que Barroso visitou Atenas foi em junho de 2009, e que desde então houve 13 inspeções.

"O senhor Samaras e o presidente Barroso ... discutirão a situação geral na Europa e obviamente irão se focar na Grécia em particular", disse Ulzurrun a repórteres.

Autoridades gregas anunciaram inicialmente que a visita de Barroso seria na quarta-feira. Mas sua chegada foi adiada em um dia para permitir que ele participe de uma reunião com comissários da UE em Bruxelas, segundo o porta-voz do governo grego Simos Kedikoglou.

(Reportagem de Ethan Bilbly e Harry Papachristou)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROBARROSOSAMARAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.