PUBLICIDADE

Base de assinantes cresce muito lentamente

Por Gerusa Marques e Brasília
Atualização:

A avaliação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que o mercado brasileiro de TV por assinatura precisa ser destravado. Existem 6,1 milhões de assinantes e esse número pouco evoluiu nos últimos anos. Outro problema é a baixa cobertura dos serviços, concentrados nos grandes centros: apenas 471 municípios têm TV por assinatura. A licitação, no entendimento de técnicos do setor, promoverá a entrada de novos competidores e estimulará a concorrência. O mercado está concentrado em dois grupos que detêm mais de 75% de participação. A Globo/NET tem 43,37% dos assinantes e a Sky/DirecTV, 28,76%. A pouca concorrência no setor e os preços altos - média de R$ 55 pelo pacote básico de canais - são considerados como obstáculos à expansão. Segundo levantamento da Anatel, 75% dos assinantes estão nas classes A e B, 22% na classe C e apenas 3% nas classes D e E. A audiência estimada é de 21 milhões de telespectadores. A tecnologia via cabo concentra a maior parte do mercado, com 60% dos assinantes. O segmento via satélite (DTH), detém 34% do mercado e é predominante em regiões mais isoladas, como Norte e Nordeste. O setor de TV por assinatura via micro-ondas terrestres vem em terceiro lugar, com 6% de participação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.