Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

BATS cancela oferta inicial de ações nos EUA

Terceira maior bolsa dos Estados Unidos enfrentou problemas técnicos bem no dia de estreia de seus papeis

Luciana Antonello Xavier, da Agência Estado,

23 de março de 2012 | 17h10

Texto atualizado às 18h02

NOVA YORK - A oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da BATS Global Exchange foi cancelada hoje, após a plataforma eletrônica de negociação de ações ter tido um início de pregão difícil por causa de problemas técnicos, envolvendo uma queda de quase 10% nas ações da Apple, entre outros papéis. As ações da BATS despencaram e deixaram de ser negociadas nesta tarde. Há pouco, a ação aparecia cotada a US$ 0,04, com queda de 99,75%.

O problema técnico ganhou destaque após as ações da Apple chegarem a cair mais de 9%, obrigando a suspensão da negociação com os papéis da companhia por cinco minutos quando a queda se aproximou de 10%. Segundo a BATS, um "erro de sistema resultou em três operações erradas" com as ações da Apple, o que teria causado a forte queda da ação.

Em seu site, a bolsa informa que as ações com o símbolo BATS não estavam sendo negociadas e que "todas as execuções feitas desde a abertura" serão canceladas e um aviso eletrônico será enviado às partes afetadas.

Primeiramente, à tarde, a bolsa informou em seu site que "estava investigando problemas na negociação de símbolos que iam de A a BF", o que inclui as ações da Apple, entre outras. Em comunicado à imprensa divulgado há pouco, a BATS informou que os problemas de sistema foram corrigidos às 13h50 (de Brasília), quando a negociação de ações com códigos na faixa de A até BF foi retomada. A bolsa não informou quais outras ações foram afetadas pelo problema de sistema.

Ainda nesta tarde, a BATS anunciou o cancelamento das negociações com suas ações, cuja oferta inicial foi feita hoje e que estrearam no mercado ao preço de US$ 16 por ação. Havia muita expectativa em torno desse IPO, já que a BATS é a terceira maior bolsa dos EUA e concorrente da Nasdaq e Nyse.

No ano passado, a BATS chegou a anunciar que seus planos de entrar no mercado brasileiro para concorrer com a Bovespa e anunciou até um nome provisório para a nova bolsa: BATS Brasil. Com a piora do cenário internacional a BATS não falou mais sobre esse planos e depois entrou no período de silencio por causa do IPO. Atualmente, a BATS detém uma fatia de cerca de 11,3% do mercado de ações dos EUA e 5,7% do mercado europeu.

Tudo o que sabemos sobre:
BATSequívococonfusão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.