BB deve lançar linha de crédito com garantia do FGO

Segundo nota da instituição, nova linha deve ter juros até 30% menores, resultado da redução do risco

Fernando Nakagawa, da Agência Estado,

30 de junho de 2009 | 13h33

O Banco do Brasil vai anunciar nos próximos dias o início das linhas de crédito com garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para micro e pequenas empresas. Em nota divulgada nesta terça-feira, 30, a instituição afirma, sem citar detalhes, que as novas linhas devem ter juro até 30% menores que os praticados atualmente. A redução será resultado do menor risco da operação, já que eventuais calotes serão cobertos em até 80% do pelo novo fundo.

 

Segundo o BB, o novo fundo nasce com R$ 2,5 bilhões com aporte do governo federal e a carteira poderá garantir empréstimos de valor até 12 vezes maior: R$ 30 bilhões. Há, ainda, a possibilidade de que instituições financeiras façam aportes extras no fundo.

 

Em nota, a instituição federal também anuncia que passará a operar um empréstimo-ponte para os financiamentos dados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na nova operação, o BB vai antecipar os recursos que serão emprestados pelo BNDES até que haja a completa liberação do dinheiro no banco de fomento.

 

A nova operação será oferecida para todas as empresas com financiamentos contratados juntos ao BNDES.

Tudo o que sabemos sobre:
créditobancos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.