BB: 'instabilidade' causou pane em operações eletrônicas

Por uma "instabilidade" no sistema eletrônico do Banco do Brasil ocorrida na madrugada de hoje, grande parte dos clientes que tentaram realizar transação financeira nas agências, caixas eletrônicos, internet e atendimento telefônico não conseguiram efetivar a operação. O problema de interrupção dos serviços bancários do BB afetou principalmente os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

FERNANDO NAKAGAWA, Agencia Estado

08 de dezembro de 2009 | 16h50

De acordo com a assessoria de imprensa do BB, houve "instabilidade" no sistema durante a madrugada, quando são liquidadas todas as operações realizadas no dia anterior - nesse caso, da segunda-feira. Por essa dificuldade em "rodar o sistema", a área técnica da instituição optou por repetir todo o procedimento no fim da madrugada. A decisão foi tomada por "segurança e conservadorismo", afirma a instituição. Esse processamento se prolongou até o meio da manhã.

Mas, com o início da manhã, quando os clientes passaram a procurar os canais de atendimento, os servidores do BB ainda não tinham conseguido liquidar as operações da segunda-feira e, ao mesmo tempo, realizar as novas transações da terça-feira. Por isso, os sistemas do banco passaram a ficar indisponíveis em boa parte das agências nos dois Estados.

Também foram registrados alguns casos em que o extrato bancário exibia a liquidação de duas operações idênticas. Assim, um único depósito, por exemplo, era registrado duas vezes no extrato bancário. O problema pode ter sido causado pela decisão do banco de "rodar o sistema" duas vezes. Segundo a assessoria de imprensa do banco, esses casos deverão ser solucionados automaticamente pelo sistema do banco. Caso o problema persista, o cliente deve procurar a agência onde tem conta ou os canais de atendimento eletrônico.

Segundo a assessoria de imprensa do BB, o sistema voltou a funcionar de forma gradual e, por volta das 12 horas, as operações já estavam sendo realizadas normalmente. A Agência Estado, porém, ligou por volta das 15h30 para várias agências do BB na Capital e interior paulista e algumas ainda não estão com os serviços totalmente restabelecidos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.