BC alemão diz que economia melhorou no inverno

A economia da Alemanha apresentou melhora durante os meses de inverno, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pelo banco central do país, o Bundesbank, sugerindo que a maior economia da zona do euro provavelmente continuará crescendo no primeiro trimestre.

Agencia Estado

17 de fevereiro de 2014 | 09h21

"A dinâmica econômica subjacente da economia alemã provavelmente cresceu notavelmente" durante o inverno europeu, afirmou o Bundesbank, citando uma melhor perspectiva para empresas e famílias.

Segundo o documento, no entanto, a "dinâmica" não se refletirá totalmente no Produto Interno Bruto (PIB) do país até este ano, quando as encomendas se traduzirem em produção maior.

No quarto trimestre, a economia alemã teve expansão de 0,4% ante os três meses anteriores, segundo dados publicados pelo instituto de estatísticas Destatis na última sexta-feira. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam alta de 0,3%.

O governo alemão também elevou sua previsão de crescimento econômico para 2014 na semana passada, de 1,7% para 1,8%, em função da demanda doméstica mais forte. Alguns analistas apostam em expansão de até 2% este ano. Em 2013, o PIB alemão teve alta de 0,5%, de acordo com o Destatis.

Para o futuro próximo, o Bundesbank prevê que o aumento da demanda externa e a continuidade do crescimento forte da demanda doméstica serão essenciais para a economia alemã se fortalecer ainda mais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
AlemanhaeconomiaBC

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.