BC alemão vê sinais de desaceleração econômica no país

A locomotiva da Europa --a Alemanha-- está perdendo força, uma vez que sua economia sente os efeitos da desaceleração no resto da zona do euro, afirmou nesta segunda-feira o Bundesbank, banco central do país.

Reuters

24 de setembro de 2012 | 08h39

O Bundesbank afirmou em seu relatório mensal para setembro esperar que a economia alemã continue em sua tendência de alta após o sólido início no terceiro trimestre, mas acrescentou que sinais de desaceleração estavam surgindo.

"Perspectivas para mais desenvolvimento econômico ainda são moldadas por grandes incertezas", afirmou o Bundesbank. "A situação econômica doméstica está, até agora, robusta, mas são notáveis sinais de dinâmica mais fraca."

O Bundesbank apontou para o mercado de trabalho da Alemanha, em que o aumento do emprego está desacelerando, assim como as empresas estão menos dispostas a contratar.

O comércio internacional da Alemanha pode ser especialmente afetado de forma mais forte do que anteriormente devido aos desdobramentos na zona do euro, disse o Bundesbank.

O instituto Ifo mostrou nesta segunda-feira que o sentimento empresarial da Alemanha caiu pelo quinto mês consecutivo em setembro depois que a dinâmica da economia perdeu força no terceiro trimestre, à medida que a demanda externa mais fraca pesou sobre as exportações.

Embora a economia alemã tenha mostrado crescimento nos primeiros três meses do ano, salvando a zona do euro da recessão ao crescer 0,5 por cento, a atividade perdeu força no segundo trimestre, desacelerando o crescimento para 0,3 por cento.

O Ministério das Finanças alertou em seu relatório mensal divulgado na última sexta-feira que os dados apontam para enfraquecimento do crescimento econômico no restante do ano. Muitos economistas preveem agora uma contração no terceiro e possivelmente no quarto trimestres.

(Reportagem de Eva Kuehnen)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROBUNDESBANKECONOMIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.