BC: Brasil está preparado para enfrentar volatilidade

Campos do Jordão (SP), 31/08/2013 - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou na noite desta sábado (dia 31) que o "Brasil está preparado para enfrentar a volatilidade" que ocorre atualmente no mercado financeiro internacional. "O sistema financeiro está sólido, com elevados níveis de capital, liquidez e provisões", destacou. "O Banco Central adotará providências necessárias para assegurar a estabilidade do sistema financeiro", comentou. "E também a estabilidade da economia e o bom funcionamento dos mercados".

Agencia Estado

31 de agosto de 2013 | 18h21

Tombini lembrou que a economia brasileira está sólida e disse que observou-se a "recomposição da natureza dos ingressos de recursos estrangeiros" no País. "Houve aumento do capital externo de mais longo prazo e a moderação dos de curto prazo", disse.

De acordo com o presidente do BC, a recomposição do capital externo tem sido importante nesta conjuntura de maior volatilidade. "Observamos fluxo positivo tanto de investimento direto quanto de portfólio", disse. "Não obstante, é importante ressaltar que eventuais saídas pontuais são naturais", destacou.

Ele fez os comentários durante palestra de encerramento do 6º Congresso Internacional de Mercados Financeiros e de Capitais da BMF& Bovespa. (Ricardo Leopoldo e Gustavo Porto, enviados especiais - ricardo.leopoldo@estadao.com e gustavo.porto@estadao.com)

Tudo o que sabemos sobre:
Banco CentralTombinivolatilidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.