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BC: BRB lidera ranking de reclamações

Banco Central divulga ranking mensal de reclamações de clientes contra bancos. Primeiro na lista, pelo segundo mês consecutivo, é o Banco de Brasília

Por Agencia Estado
Atualização:

Filas demoradas e atendimento ruim são as principais queixas dos clientes que têm contas bancárias, segundo levantamento mensal feito pelo Banco Central, relativo ao mês de maio. Três meses depois de o BC iniciar a divulgação dos dados, os maiores conglomerados financeiros do País continuam liderando o ranking de reclamações. O único pequeno na lista é o Banco de Brasília (BRB), que manteve pelo segundo mês consecutivo a primeira posição. Em junho, as queixas deverão aumentar ainda mais devido à mudança na forma de contabilização dos fundos de investimento. Nas duas primeiras semanas de junho, somente a central de atendimento do BC em Brasília recebeu 73 ligações e 12 e-mails reclamando das perdas registradas e pedindo esclarecimentos. No mês passado, a longa espera nas filas e o mau atendimento foram responsáveis por 537 reclamações que foram encaminhadas pessoalmente, por e-mail, telefone ou carta. O número ficou um pouco abaixo das 584 queixas verificadas em abril. As grandes instituições que dominam o mercado, como o Santander, HSBC, ABN, Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômia e Itaú continuam no topo da lista. A grande maioria, no entanto, apresentou uma ligeira diminuição no total de reclamações. O BRB, por exemplo, que obteve 31 queixas em abril, recebeu 19 em maio. O Santander passou de 122 para 97 no mesmo período. O HSBC caiu de 85 para 50, o Unibanco de 110 para 107, o BB de 245 para 236, o Bradesco de 224 para 189, o Itaú de 96 para 95 e a Caixa Econômica de 209 para 160. Já o ABN, que tinha recebido 80 reclamações em abril, pulou para 88 em maio e o Banrisul também subiu de 29 para 46. O ranking do BC leva em conta o número de registros em comparação com o total de clientes que têm até R$ 20 mil depositados em conta corrente ou em aplicações como caderneta de poupança e CDB´s, exceto fundos de investimento. As reclamações efetuadas pelos clientes incluem ainda tarifas consideradas elevadas, problemas com saques e depósitos em conta corrente e uso obrigatório dos caixas expressos. Os técnicos do BC acreditam que a divulgação do ranking deve servir para melhorar o atendimento aos clientes. Por isso, o BC estuda a possibilidade de listar também as maiores reclamações de cada banco citado e não apenas o dado consolidado de todo sistema financeiro, como é feito atualmente.

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