Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

BC coloca minutas de normativas ligadas a Basileia III em consulta pública

Regras de Basileia III buscam aumentar a capacidade das instituições financeiras de absorver choques do sistema financeiro

REUTERS

25 de julho de 2014 | 08h42

O Banco Central colocou em consulta pública nesta sexta-feira minutas de normativas para a definição do indicador de Liquidez de Curto Prazo (LCR) e apuração da Razão de Alavancagem (RA), no âmbito das recomendações de Basileia III.

As regras de Basileia III buscam aumentar a capacidade das instituições financeiras de absorver choques de estresse do sistema financeiro.

Em comunicado, o BC informou que o LCR é definido com base na razão entre o estoque de ativos de alta liquidez e o total de saídas líquidas de caixa previstas para um período de 30 dias, em condições de estresse.

"Seu objetivo é, em condições normais de mercado, propiciar a construção e a manutenção de reserva mínima de ativos líquidos para, em períodos de maior escassez ou necessidade de liquidez, serem utilizados para a manutenção da continuidade dos negócios e da estabilidade do sistema financeiro", disse o BC.

Já a RA é definida como a razão entre o capital Nível I dos bancos e o total de suas exposições, tendo como objetivo primordial evitar a alavancagem excessiva das instituições financeiras, e a elevação do risco sistêmico.

(Por Marcela Ayres)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROBCCONSULTAPUBLICA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.