PUBLICIDADE

BC da Argentina reduz taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 27,25%

Instituição se comprometeu ainda em levar a inflação ao nível de 15% em 2018

Por Mateus Fagundes
Atualização:
BC argentino atrasou em um ano o compromisso de chegar ao nível de inflação de5% ao ano. 

O Banco Central da República Argentina (BRCA) reduziu nesta terça-feira, 23, a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto porcentual, de 28% para 27,25% ao ano. A instituição se comprometeu ainda em levar a inflação ao nível de 15% em 2018.

PUBLICIDADE

A instituição comentou que a redução da taxa de juros ocorre no contexto de ajuste da meta de inflação no país. No final de dezembro, a instituição anunciou o alvo de 15% para 2018, 10% em 2019 e 5% em 2020. O BC argentino atrasou em um ano o compromisso de ter o nível de aumento geral de preços em 5% ao ano.

++BC brasileiro cobra corte na taxa de juros do cheque especial

"Neste contexto de novas metas e uma proteção de preços regulados mais moderada, ainda que os indicadores de alta frequência apresentem sinais mistos, o BCRA considera que o viés de contração atual da política monetária é ainda algo elevado", diz o comunicado da instituição.

Ao comentar o futuro da política monetária, a instituição disse que "será cautelosa na adequação da política monetária diante do novo horizonte de desinflação, sempre buscando que a evolução da desinflação seja compatível com a trajetória buscada".

VEJA TAMBÉM Concorrência entre bancos pode baixar custo do crédito

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.