BC da Índia eleva juro em movimento que surpreende mercado

Taxa de recompra (concessão de empréstimos) foi reajustada em 0,25 ponto porcentual, para 5,75%

Danielle Chaves, da Agência Estado,

27 de julho de 2010 | 07h43

Em um movimento que surpreendeu o mercado nesta terça-feira, 27, o Banco da Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) elevou sua principal taxa de juros para concessão de empréstimos em 0,25 ponto porcentual e sua taxa para tomada de empréstimos em 0,50 ponto porcentual, para controlar a inflação de dois dígitos. A taxa de recompra do RBI, ou sua taxa de concessão de empréstimos no overnight, agora está em 5,75%, enquanto a taxa de recompra reversa, ou a taxa de tomada de empréstimos, está em 4,50%.

Nenhum dos 18 economistas consultados pela Dow Jones previu o movimento do RBI. Todos esperavam um aumento de 0,25 ponto porcentual na taxa de recompra reversa e 17 esperavam aumento igual na taxa de recompra. Um deles esperava que a taxa de recompra ficasse inalterada.

A inesperada disparidade das elevações significa que o corredor da taxa de juros - a diferença entre as duas taxas - vai diminuir 0,25 ponto porcentual, o que o RBI afirmou que deverá ajudar a limitar a volatilidade nas taxas de curto prazo.

O RBI manteve inalterada a proporção de reserva de caixa, ou o porcentual de depósitos que os fornecedores de crédito devem depositar no banco central em 6%.

O banco central indiano também elevou suas previsões de crescimento econômico para o ano fiscal que começou em 1º de abril, de 8% para 8,5%. A estimativa para a inflação no fim de março também foi aumentada para 6%, de 5,5%, e o RBI disse que uma moderação nos preços dos alimentos será necessária para reduzir a inflação principal.

O RBI tem elevado as taxas de juros desde o fim de março e neste ano até agora já aumentou a taxa de recompra em 1 ponto porcentual e a taxa de recompra reversa em 0,125 ponto porcentual. Economistas esperam que o RBI eleve as taxas em mais 0,50 ou 0,75 ponto porcentual até o fim do ano calendário. Nos outros movimentos feitos este ano, o RBI elevou as duas taxas na mesma proporção, de 0,25 ponto porcentual. As informações são da Dow Jones. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.