BC da Irlanda corta previsão de crescimento para 2013

O Banco Central da Irlanda cortou a previsão de crescimento econômico do país, mas projetou que as metas orçamentárias ainda serão alcançadas, na medida que o resgate internacional irlandês chega perto do fim.

Agencia Estado

26 de julho de 2013 | 11h09

A Irlanda depende das suas exportações para motivar a recuperação econômica, mas a crise de dívida mais ampla na zona do euro e a fraqueza da economia britânica estão prejudicando a demanda pelas exportações irlandesas.

Em seu mais recente relatório, o banco central afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 0,7% este ano, de 1,2% projetado em abril. A instituição também cortou sua perspectiva para 2014 para crescimento de 2,1%, ante 2,5% na última previsão, e pressionou por mais aderência à austeridade para que o governo alcance suas metas orçamentárias do programa de resgate.

"As últimas previsões antecipam que o déficit cairá abaixo de 3% do PIB em 2015, mas ainda haverá trabalho significativo a ser feito para garantir esse resultado", disse o banco.

O governo irlandês considera implementar 3,1 bilhões de euros (US$ 4,1 bilhões) em medidas de austeridade quando anunciar seu Orçamento para 2014, em 15 de outubro. O país está confiante de que conseguirá se financiar completamente pelos mercados de bônus a partir de 2014, quando a UE e o FMI terão desembolsado a última parcela de 67,5 bilhões de euros prevista no resgate internacional. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
IrlandaeconomiaBCprevisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.