28 de março de 2012 | 07h37
A economia do Japão deve registrar uma recuperação modesta, mas continua a enfrentar riscos derivados das incertezas globais, incluindo o recuo econômico, a alta dos preços do petróleo e a desaceleração chinesa, disse o membro do conselho de política monetária do BC japonês Ryuzo Miyao.
O vice-presidente do banco, Kiyohiko Nishimura, também se mostrou cauteloso em relação a ações mais ousadas para estimular a economia, como o aumento das compras de títulos de longo prazo ou a adoção de uma "Operação Twist". Ele afirmou ainda que o aumento do imposto sobre vendas não afetará sua política.
Com a "Operação Twist", o Fed dos Estados Unidos reequilibra seu portfólio com títulos de longo prazo para reduzir os yields de longo prazo. Ele também vende títulos de curto prazo e compra os de longo, neutralizando o efeito em seu balanço.
Nishimura disse ao parlamento que o Japão não deve adotar tal política pois corre o risco de desestabilizar mercados e elevar yields de médio e longo prazo. Concordando com isso, Miyao disse que a estrutura atual que afeta toda a curva de yield é efetiva em manter frouxas as condições monetárias.
(Reportagem de Leika Kihara e Rie Ishiguro)
Encontrou algum erro? Entre em contato