BC do Japão pode mudar foco para juros, diz Kiuchi

O conselheiro do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) Takahide Kiuchi declarou que uma opção para a autoridade monetária "é gradualmente mudar o foco da condução da política monetária por compra de ativos para a política de juros zero". Isso poderia ser considerado se os atuais estímulos ajudarem a economia a alcançar um crescimento sustentável e uma inflação estável, afirmou.

AE, Agencia Estado

19 de março de 2014 | 00h25

Em discurso a líderes empresariais em Otsu, Kiuchi disse que para alcançar a normalização da política monetária e manter a estabilidade dos mercados financeiros, essa alteração de foco, em conjunto com a consolidação fiscal do governo, "será um importante requisito".

O conselheiro, ex-economista-chefe da Nomura Securities, também repetiu sua visão de que a meta de inflação de 2% não é consistente com os fundamentos da economia japonesa em uma perspectiva de médio a longo prazo. "Acho que haverá espaço no futuro para rever o nível de estabilidade da inflação, considerando as mudanças futuras no potencial de crescimento e as expectativas inflacionárias no médio ao longo prazo."

Kiuchi também alertou que a confiança excessiva na política monetária pode resultar no acúmulo de desequilíbrios econômicos e financeiros, possivelmente atrasando reformas estruturais no longo prazo, e que os efeitos negativos de mais estímulos podem superar os benefícios. Fonte: Market News International.

Tudo o que sabemos sobre:
Japãobcjuros

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.