BC endossa visão de arrefecimento da economia em boletim regional

BC avalia que a acomodação no ritmo de crescimento da economia brasileira esperada para os próximos trimestres reflete as ações de política monetária e a base de comparação elevada

Renato Andrade, enviado especial,

19 de maio de 2011 | 11h34

O Banco Central acredita que o ciclo de expansão da economia brasileira registrou no início deste ano um "relativo arrefecimento", movimento que deve ter continuidade ao longo dos próximos trimestres. "O atual ciclo de expansão da economia do País, expresso em sete aumentos consecutivos, na margem, do PIB trimestral no biênio encerrado em 2010, registrou relativo arrefecimento. Prospectivamente, a tendência de acomodação da atividade econômica deve persistir nos próximos trimestres", afirmou o BC em relatório regional divulgado nesta quinta-feira em Recife (PE).

De acordo com a análise apresentada pelo BC no documento, a acomodação no ritmo de crescimento da economia brasileira esperada para os próximos trimestres reflete "em grande parte" as ações recentes de política monetária e a base de comparação elevada, após a forte recuperação registrada ao longo de 2010.

Para sustentar o argumento, o BC cita no documento o comportamento do IBC-Br nos trimestres encerrados em fevereiro e maio de 2010 com o que aconteceu com o indicador em novembro de 2010 e fevereiro de 2011. Ontem o BC divulgou o IBC-Br de março. Dentro de instantes, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, fará uma apresentação do boletim.

Tudo o que sabemos sobre:
BCPIBatividadeCarlos Hamilton Araújo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.