finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

BC espera que meta de superávit primário seja cumprida

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Altamir Lopes, afirmou hoje que tem a expectativa de que a meta de superávit primário (economia do governo para o pagamento dos juros da dívida) do setor público seja cumprida em 2009. Segundo ele, o superávit dos 12 meses encerrados em outubro, de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), deve ser relativizado, porque no fim do ano passado o governo teve uma despesa da ordem de 0,5% do PIB para abastecer o fundo soberano. Segundo ele, descontada essa despesa, o superávit em 12 meses estaria em 1,5% do PIB.

FABIO GRANER E FERNANDO NAKAGAWA, Agencia Estado

26 de novembro de 2009 | 12h44

Altamir avalia que as receitas estão se recuperando, já refletindo a retomada da atividade econômica. Isso deve favorecer a melhora dos resultados acumulados nos próximos meses. "A expectativa é de que se cumpra a meta, ajustada ou não pelos os abatimentos previstos. Não me parece factível que a meta não seja cumprida", afirmou.

O chefe do departamento classificou ainda como altamente positivo o superávit primário do setor público em outubro, de R$ 13,818 bilhões. Segundo ele, foi o segundo melhor resultado da série, perdendo apenas para outubro de 2008. Altamir disse ainda que o resultado, que teve a contribuição de todas as esferas do governo, permitiu uma ligeira redução na relação entre dívida e PIB.

Tudo o que sabemos sobre:
superávitprimáriometaBCAltamir

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.