finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

BC europeu mantém taxa de juros em 1% ao ano

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter a taxa básica de juro em 1,0% ao ano, conforme amplamente esperado por economistas. O BCE não ofereceu motivos para a decisão, mas o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, concederá entrevista coletiva hoje. Todos os economistas consultados esperavam que a taxa fosse mantida em 1,0% ao ano, e alguns acreditam que o BCE pode elevar o juro no primeiro semestre de 2010.

NATHÁLIA FERREIRA, Agencia Estado

05 de novembro de 2009 | 12h41

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, disse que as taxas de juros estão em nível adequado no momento. Segundo ele, o BCE vê mais sinais de recuperação econômica no segundo semestre deste ano e prevê que os preços da zona do euro vão parar de contrair-se "nos próximos meses".

"Esperamos que a economia em 2010 se recupere em ritmo gradual, reconhecendo que a perspectiva está sujeita a uma incerteza elevada", disse Trichet em entrevista coletiva. "Nos próximos meses, as taxas anuais de inflação deverão voltar ao território positivo", disse ele. Em comunicado, Trichet afirma que os preços deverão ficar moderados durante o horizonte relevante da política monetária. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
juroszona do euroBCE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.