EFE
EFE

BC inglês cede à pressão feminina e inclui mulher em cédula de libra

Escritora Jane Austen vai substituir Charles Darwin em cédulas de dez libras esterlinas

EFE,

24 de julho de 2013 | 15h49

LONDRES - A imagem da escritora britânica Jane Austen (1775-1817) vai substituir a de Carles Darwin (1809-1882) nas cédulas de dez libras a partir de 2017, anunciou o Banco da Inglaterra nesta quarta-feira, 24.

A decisão encerra um período em que todas as cédulas de libras esterlinas eram ocupadas apenas por homens, fato que motivou vários protestos, como o liderado pela ativista Caroline Criado-Perez.

"É um dia genial para as mulheres e fantástico para o poder do povo", afirmou a líder feminista, que este mês compareceu ao Banco de Inglaterra para reclamar da situação das mulheres nos símbolos monetários.

"Damos as boas vindas a este movimento e estamos agradecidos ao Banco Central da Inglaterra por escutar nossos argumentos e dar um passo positivo para resolver nossas preocupações", acrescentou Caroline Criado-Perez, responsável por uma petição na internet que reuniu mais de 35 mil assinaturas a favor de imagens de mulheres nas novas cédulas.

A luta de setores feministas pela inclusão de imagens femininas em cédulas de libras cresceu depois que o Banco Central inglês substituiu os bilhetes de cinco libras e trocou a imagem da ativista Elisabeth Fry (1780-1845) pela do ex-primeiro ministro Winston Churchill (1874-1965). Desde então, nenhuma mulher tinha espaço nas moedas britânicas.

O novo governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, garantiu que a escritora Austen "definitivamente merece um lugar no seleto grupo de personagens históricos que aparecem nas cédulas".

Dentro de quatro anos será possível ver bilhetes de dez libras o retrato de Austen adaptado de um desenho feito por sua irmã, Cassandra, ao lado da citação "Não há prazer como a leitura".

Austen será a terceira mulher a figurar em uma cédula do Reino Unido, depois da rainha Isabel II e de Fry Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira, escritora e estadista britânica.

 

Outros escritores protagonistas de cédulas de libras esterlinas são William Shakespeare (1564-1616), na cédula de 20 libras e Charles Dickens (1812-1870), na de 10 libras.

Tudo o que sabemos sobre:
Dinheiro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.