finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

BC português diz que BES está capitalizado

Em mais um dia de sangria das ações do Banco Espírito Santo (BES), autoridades saíram em defesa da instituição financeira. O presidente do Banco Central de Portugal, Carlos Costa, disse que o banco está capitalizado e destacou que "há acionistas interessados" em aumentar o investimento no banco. As afirmações aconteceram após as ações perderem 20% do valor no pior momento do dia. O papel fechou o pregão em queda de 14,6%.

O Estado de S.Paulo

16 de julho de 2014 | 02h00

"Se algum capital adicional for necessário, por força de riscos que neste momento não estamos vendo, seguramente há acionistas interessados em participar em um aumento de capital do BES", disse o banqueiro central em uma entrevista exibida pela emissora TVI.

O argumento das autoridades portuguesas continua focado no fato de que os problemas afetam apenas as empresas não financeiras do grupo Espírito Santo, como a subsidiária Rioforte.

Ontem, o novo presidente do BES, Vítor Bento, dirigiu-se, por meio de uma carta aberta, aos funcionários. "Nesta fase, a minha prioridade no BES consiste em reconquistar a confiança dos mercados, redobrar os nossos esforços no sentido de nos aproximar das equipes, clientes, investidores e reguladores, pondo fim à especulação e abrindo caminho para um novo capítulo", disse o executivo.

No segundo dia de trabalho, Bento argumentou que o banco não depende da holding da família. "O BES é uma instituição que está capitalizada e está apoiada na economia real."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.