Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

BC preve aceleração do IPCA em 2013

Apesar da convergência da inflação para a meta ao longo deste ano, o Banco Central (BC) projeta uma aceleração da alta dos preços em 2013. No Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, o BC elevou de 4,7% para 5,2% a sua estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final do próximo ano, no cenário de referência, o que representa uma alta de 0,50 ponto porcentual entre o relatório de dezembro e o divulgado hoje. Os dados devem reforçar as preocupações do mercado financeiro em relação à possibilidade de o BC ser obrigado a aumentar os juros novamente, após o fim do ciclo de afrouxo monetário.

ADRIANA FERNANDES E FERNANDO NAKAGAWA, Agencia Estado

29 de março de 2012 | 09h23

O BC projeta um aumento da inflação já no primeiro trimestre do próximo ano. De acordo com os novos dados do BC, a projeção para o primeiro trimestre de 2013

sobe para 4,9%, atingindo 5,0% no segundo trimestre. E depois sobe ainda mais, para 5,2% no terceiro trimestre, encerrando o ano nesse patamar. Para o primeiro trimestre de 2014, a projeção caiu para 5,1%.

No relatório anterior, de dezembro, o BC projetava o IPCA em 4,6% no primeiro trimestre; 4,4% no segundo trimestre; 4,7% no terceiro trimestre e 4,7% no quarto trimestre.

O BC informa ainda que a probabilidade de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância da meta em 2012 caiu de 10% para 3%. Para 2013, essa probabilidade se encontra em torno de 22%.

Tudo o que sabemos sobre:
Relatório de InflaçãoIPCA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.